sexta-feira, 4 de março de 2011

A Linguagem do Vestuário


As linguagens são diversas, os códigos são vários, mas a vontade é uma só: DIFERENCIAR-SE”. (JOÃO BRAGA, 2005, P.10)

A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Moda é muito mais do que roupa. Moda é mudança, comunicação, comportamento, identidade.

Pode estar associada à arquitetura, à decoração, a uma atitude de vida, a um hábito, a lugares e outros.

“Ao longo da história vem se distinguindo por períodos cada vez menores de durabilidade. E hoje, mais do que nunca, com toda exigência do tal “prazo de validade”, a moda é um exemplo concreto da efemeridade, tornando as propostas do vestir cada vez menos duráveis. As pessoas querem se sentir incluídas, porém diferentes, “desse duplo movimento de imitação e de distinção nasce a mutabilidade da moda” (LIPOVETSKY, 1944, P.41)

“No tempo contemporâneo a moda passou por diversas transformações, sendo esta uma de suas principais características – a efemeridade – que cada vez mais esta inserida em diversos ramos de atividades e conceitos, abrangendo produtos tecnológicos, esportivos, automotivos, cosméticos, arquitetura, decoração, entre tantos outros, onde este processo foi possível através da “percepção do tempo presente”. (CIDREIRA, 2005).

O conceito de moda passou do estágio de interpretação de vestimentas, para interpretação do todo, assim sendo cada detalhe ao redor é significativo.

Dessa forma, as empresas deveriam estimular todos os sentidos que a moda proporciona, agregando valor ao produto e a marca.

A moda não é apenas tendência, é muito de criatividade traduzindo individualidade.

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